# Coluna II

Religião X Física

 As pessoas estão sempre relacionando religião e física com a certeza de que os únicos modelos de religião existentes no mundo inteiro são os predominantes no Brasil (o católico e o evangélico). É possível afirmar que as bases fundamentais desses dois modelos são os mesmos. Isso quer dizer que, embora ambos modelos tenham suas particularidades, também baseiam-se em um livro comum, a bíblia.

Por outro lado, existe a física, uma ciência exata que, alguns querendo ou não, para seu avanço, baseia-se na comprovação experimental de suas ideias. A física é uma ciência que evoluiu muito, porém tem muito ainda a ser desenvolvida. A religião e a ciência não são instrumentos para se atingir a Verdade Absoluta, pois estão sujeitas a erros por serem feitas por seres humanos, muito embora possam existir posturas impositivas ou intolerantes. Há diversas maneiras de se pensar como se dá a relação entre religião e ciência. A história da humanidade mostra que as visões acerca da natureza da ciência e da natureza da religião mudam com o tempo, de acordo com as concepções filosóficas e contextos políticos, sociais, econômicos, etc.

A confluência entre essas duas linguagens deve ser feita de maneira muito cuidadosa, para se evitar equívocos banais, sempre levando em conta que nosso modelo religioso não é o único no mundo e muito menos comprovadamente o mais próximo da verdade. Nesse sentido, deve-se evitar toda postura que deprecie ou desvalorize a concepção do nosso próximo e fira os valores de igualdade entre todas as pessoas, quer advinda das religiões ou da ciência.

A igualdade e respeito vêm sendo objetos de luta e metas para o bom convívio pretendidas por diversos organismos normativos do mundo, valores os quais os direitos humanos visam defender.

Créditos: Larissa Silva e Neusa Cristina

Um comentário: